Conheça 4 dicas que podem tornar seu ROBÔ lutador de SUMÔ imbatível!
Leandro Castro mostra como você pode construir um robô competitivo.
3: INSTALAÇÃO ELÉTRICA:
Neste post vamos falar sobre as 4 coisas que podem turbinar seu robô sumô e torná-lo imbatível. Essas são orientações básicas, porém fundamentais para seu sucesso em competições de robôs lutadores de sumô:
Categoria 3Kg;
Autônomo e;
Sem ímãs na base.
Então vamos lá!
1. RODAS:
A roda do robô precisa ter muita tração. Para isso basta deixar as rodas mais estreitas.
As forças de atrito não dependem da área de contato, mas sim do coeficiente de atrito do material e da força normal.
Mas como de fato posso aumentar a tração?
Pressão = F/A, logo para que você aumente a força de atrito neste caso, faz-se necessário diminuir a área de contato, fazendo com que a pressão das rodas na arena de combate aumente.
Mas se o atrito não depende da pressão, por que e como devo diminuir a área de contato?
1º Porque nossa precisão de confeccionar as peças não são perfeitas.
2º Porque o coeficiente de atrito das borrachas diminui conforme sua dureza.
Quando você diminui a superfície de contato das rodas, a borracha comprime mais, aumentando sua aderência e fazendo com que a distribuição da superfície de contato do material aconteça na arena de manteira mais uniforme.
Quando a roda está muito larga, parte de sua superfície de contato está suspensa, e esse problema pode comprometer o atrito, visto que nem sempre elas tocam no chão ao mesmo tempo, caso seu robô tenha 4 rodas ou mais.
E rodas mais finas economizam muuuito espaço do seu robô.
Se você é daqueles que acham as rodas largas mais bonitas, para que possa faze-las, o ideal é colocar uma borracha mais flexível.
2. PROGRAMAÇÃO:
A programação é uma das competências mais importantes que seu robô deve ter, é ela que mostra o quanto ele será capaz de utilizar todos os recursos disponíveis nele, como motores, sensores etc.
Assim como no crescimento intelectual humano, para os robôs tão importantes quanto as respostas, são as perguntas.
Para fazer isso, antes de programar, precisamos juntar várias perguntas que serão implementadas na inteligência artificial dele.
Precisamos saber primeiro como perder.
Depois conseguir imaginar como ganhar.
Inicialmente, a probabilidade que temos de perder é 100%.
E para resolver isso começamos a implementar algumas perguntas na programação.
Essas perguntas são do tipo:
E se ele for empurrado pela frente, lado e costas?
E se Capotar?
E se parar meio da Area,
E se ele nao ligar.
E assim por diante.
Depois dessa análise, agente começa a descobrir como ganhar, fazendo o robô responder aos vários "e ses" para decidir as suas atitudes.
É possível até fazer com que seu robô aprenda as táticas de combate do robô adversário. Para isso, é só contar quantas vezes ele executa cada ação, e de acordo com essa contagem, ele mudará sua forma de agir de acordo com sua configuração.
E jamais deixe de comentar as linhas de programação.
3: INSTALAÇÃO ELÉTRICA:
Não armengar fios por incrível que pareça, não é a coisa mais importante de todas.
Mas chega perto de ser, pois fazer a instalação elétrica de qualquer jeito, aumenta a probabilidade de uma pane na hora da luta.
Tenha um esquema impresso de todas as ligações entre os componentes eletrônicos de sua máquina
pois isso diminui o tempo de reparo caso ele apresente algum tipo de problema.
Lembre-se que sua dupla não conhece totalmente as partes que você que fez no robô.
Utilize sempre termoRetrátil, plugs e Solda, nada de amarrar e evite utilizar fita isolante e cola quente.
Mas cuidado, as vezes aquela Lata velha pode eliminar seu MegaSord da competição,
Fazer o que? Acontece.
4: RAMPAS:
Seu robô não vai ficar se defendendo pra sempre, boa parte do tempo ele precisa atacar, é aí que entram as rampas.
Elas são fundamentais e são as espadas do seu robô.
Temos que ter em mente que o melhor que uma Rampa pode oferecer é o ataque, se você utiliza-la para defesa, não haverá nada na partida que seu robô fará a não ser se defender.
É como se fosse um guerreiro lutando apenas com um escudo, você não esperaria receber uma escudada no peito durante uma guerra medieval.
Nesse tipo de competição, se defender é adiar a derrota.
Coloque apenas uma rampa, focalize todo o potencial dela na parte frontal do robô para o ataque, dá só uma olhada nos robôs
japoneses, é praticamente uma rampa móvel.
Mas antes de transformar seu robô num trator, saiba que existe uma relação entre as rampa e os motores.
Se seu motor tiver uma velocidade rotação muito baixa, utilize duas mesmo, pois ele pode não ter velocidade suficiente para rotacionar.
Mas se seu motor tiver uma alta rotação ou uma rotação razoável, coloque tamanho máximo de rampa pra frente, deixe-a afiadíssima, não utilize metais moles , não deixe nem um local da lâmina sem tocar na arena de combate e não menos importante, proteja sempre a lâmina para evitar acidentes.
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